Como uma trading company pode impulsionar seu negócio: guia para começar

Se você deseja importar e não sabe por onde começar ou se já importa e quer reduzir a burocracia com os processos desonerando o time, contratar uma trading pode trazer agilidade e redução de custos na sua operação. O Gabriel Daufenback, Gerente Comercial da BM3 elenca quais são os primeiros passos para começar a importar com uma trading company:

Primeiro passo: tenha clareza sobre o produto que deseja importar, mesmo utilizando uma trading, definir o setor que deseja atuar e o portfólio de produtos inicial é fundamental para startar qualquer tratativa. Faça uma pesquisa de mercado para identificar a demanda e aceitação do produto no mercado interno, verificar a disponibilidade do produto no mercado internacional e selecionar potenciais fornecedores e opções de qualidade e preço ajudam no processo.

“É comum participarmos nesta etapa, já que a BM3 possui uma vasta rede de fornecedores e parceiros internacionais em seu ecossistema, bem como escritório na China que realiza desenvolvimento de produtos e auditoria de fornecedores”, destaca Gabriel.

O segundo passo é selecionar a trading company que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. Nossa dica é pesquisar fornecedores que estejam alinhados com os valores e cultura da sua empresa, a escolha de um parceiro confiável é muito importante para o sucesso da operação.

Depois de selecionar a trading, o próximo passo é apresentar sua demanda. É importante que a empresa informe à trading todos os detalhes sobre o produto que deseja importar, como quantidade, especificações técnicas, qualidade, certificações exigidas, prazo de entrega e periodicidade das importações. Com essas informações em mãos o trabalho começa, inicia-se a busca por fornecedores, caso você não ainda não tenha, negociação de prazos e preços e a estruturação da logística da operação.

A trading fornecerá um orçamento que incluirá todos os custos envolvidos na operação, tais como preço do produto, custos de frete internacional e seguro, custos logísticos no Brasil, tributos, honorários e outros serviços.

Esse orçamento permite à sua empresa ter clareza dos custos totais da operação, sem surpresas, e decidir se o negócio é viável.

Depois de aprovado o orçamento, a empresa precisa negociar os termos contratuais. Alguns pontos que devem ser discutidos são o prazo de pagamento, as modalidades de entrega e quem assumirá os riscos em cada fase da operação. Também é preciso negociar as condições de financiamento, garantias de qualidade e compliance do produto, penalidades por atrasos ou erros de entrega.

A BM3 Trading tem a capacidade de negociar prazos de pagamento vantajosos, o que facilita o fluxo de caixa da empresa importadora, já que realizamos mais de 4.000 TEUS, por ano. Além disso, atualmente possuímos 98% de liberação por canal verde.

Com o contrato assinado, a trading company começa a executar a importação. Essa etapa envolve o contato com fornecedores internacionais, o transporte internacional, o despacho aduaneiro e a gestão logística interna.

Uma das principais vantagens de trabalhar com uma trading é o acesso a benefícios fiscais. Muitas tradings, assim como a BM3, estão habilitadas a operar com regimes especiais, que reduzem a carga tributária na importação. A BM3 assessora a empresa na obtenção desses benefícios, o que torna a importação mais competitiva.

Após o processo de importação estar concluído e a mercadoria liberada, a trading ainda cuida do transporte final e da entrega no local da empresa. Certeza de segurança em todas as etapas logísticas e fiscais.

Depois da importação concluída, é importante realizar uma análise dos resultados. Isso envolve revisar os custos totais em comparação com o planejamento inicial,

a qualidade do serviço da trading, prazo de entrega, eficiência logística e possíveis melhorias ou ajustes para futuras operações.

Com base nessa análise, a empresa pode planejar novas importações com a Trading ou ajustar as operações para otimizar custos e prazos.

Segundo Gabriel, estabelecer um relacionamento de longo prazo com a trading pode trazer benefícios contínuos. Com o tempo, os processos passam a ocorrer de forma mais fluída possibilitando negociações mais vantajosas, acesso a melhores fornecedores e condições de pagamento mais flexíveis.

Este artigo fornece uma visão clara de como começar a importar utilizando os serviços de uma trading company, como a BM3.

Se você busca um parceiro com expertise, melhores condições logísticas e fiscais, e que reduza a burocracia envolvida na operação de importação, você achou, BM3 Trading, o mundo em um único lugar.

Leia também: Importar por Santa Catarina oferece diversas vantagens estratégicas e operacionais

E aí? Gostou desse artigo?

Assine nossa news e fique por dentro do que acontece no comércio exterior.

Até a próxima!

Let’s Rock!?

Compartilhe este post

Assine nossa news

    Mais Posts

    Categorias