A energia solar no Brasil vem crescendo a passos largos. Existem diversos benefícios econômicos e ambientais que estão ajudando a impulsionar o crescimento desta fonte de energia renovável.
Desde agosto, por exemplo, os impostos sobre a importação de equipamentos de energia solar ganharam isenção. A medida resultou em uma redução de custo em até 12%, o que deve estimular a criação de novos projetos tanto residenciais quanto empresariais.
Desde 2019 as importações de módulos fotovoltaicos da China pelo Brasil vem crescendo. Santa Catarina, por exemplo, oferece vantagens em relação a outros estados brasileiros por possuir infraestrutura com cinco portos para o transporte de cargas.
O setor está em expansão e o momento é muito oportuno para importações. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a capacidade fotovoltaica do Brasil deve dar um salto de 44%. O incentivo fiscal às importações manterão essa demanda aquecida.
Incentivos fiscais manterão as as demandas por importação aquecida.
A energia solar está sendo utilizada no Brasil majoritariamente em residências, como uma auxiliar na redução da conta de luz, seja por meio da energia térmica, aquecendo água, ou com a utilização da energia fotovoltaica gerando eletricidade.
Esta semana, por exemplo, a Caixa Econômica Federal anunciou o lançamento de uma linha de crédito para pessoas físicas destinada ao financiamento de implantação de energia solar em residências. Chamada de CAIXA Energia Renovável, a linha de financiamento cobre não apenas a compra dos sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica, mas também todos os custos de instalação nas residências.
A linha de crédito, que deverá chegar em breve às agências do banco, prevê o financiamento de até 100% do projeto (conforme a capacidade financeira do cliente) e taxas a partir de 1,17% no prazo para pagamento que vai até 60 meses, com carência de até seis meses para o vencimento da primeira prestação. O crédito pessoal será oferecido em duas modalidades: sem garantias ou com caução de aplicações financeiras de renda fixa.
De acordo com o comunicado da Caixa, a implantação do sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica pode representar uma redução de até 95% na conta de luz. Sem contar que a medida tem reflexos positivos na sustentabilidade e preservação do meio ambiente, com o aumento da geração de energia limpa e renovável.
Estima-se que, em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede instalados, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do País.
Para desfrutar destas vantagens, o importador precisa contar com uma Trading de confiança. Com a BM3 Trading, a sua empresa conta com todas essas vantagens, entre outras. Nosso escritório está localizado próximo ao Porto de Itajaí, além disso, temos uma equipe de especialistas em diferentes segmentos de atuação, escritório na China e fornecedores para desenvolvimento de produtos, isso permite agregar às suas importações todas as vantagens de importar em território catarinense.