O Blog Canal Verde está de volta! Você sabe o que significa Canal Verde?

Sim, após um período com menor frequência por aqui, voltamos com tudo.

E, para dar início nessa jornada, nada melhor que começar do início. Você sabe o que significa Canal Verde? 

Vem com a BM3 Trading, que vamos explicar de forma simples e prática, como o nosso jeito Let’s Rock.

 

É fato que os processos de importação de cargas demandam alta complexidade e envolvem várias etapas. Contudo, desconhecer o funcionamento desses procedimentos pode aumentar a complexidade e as chances de cometer erros graves.

Principalmente para aqueles que buscam obter a liberação no Canal Verde, é essencial estar atento a todas as informações e possibilidades.

Conheça o conceito de Canal Verde e sua importância.

O Canal Verde é um tipo de parametrização criada pela Receita Federal que identifica todas as cargas que estão entrando no Brasil de acordo com critérios pré estabelecidos. Em suma, o Canal Verde significa que a carga está liberada para entrada, sem necessidade de inspeção.

Para ajudar nessa jornada, a BM3 Trading traz esclarecimentos sobre o conceito de canais de parametrização e compartilhamos algumas dicas importantes para auxiliá-lo.

 

Canal de parametrização

Navio de carga no porto.

Durante a importação, a carga deve obrigatoriamente passar pelo despacho aduaneiro antes de entrar no Brasil, a fim de garantir a exatidão dos dados declarados e se o processo segue a legislação. O conceito de canais de parametrização foi desenvolvido pela Receita Federal do Brasil como uma forma de separar a forma de análise.

Os canais de parametrização são classificados por cores e cada um possui um formato distinto:

    • Canal Cinza: neste formato, são realizados exame documental e verificação física da carga para análise de possíveis fraudes. Situações relacionadas ao preço declarado, por exemplo, são observadas neste canal.
    • Canal Vermelho: é um dos mais complexos, onde a mercadoria pode ser liberada após a realização do exame documental e verificação física. Nesta etapa, são analisados aspectos estéticos, físicos e descrições do produto.
    • Canal Amarelo: situado no meio do caminho, neste canal é realizado apenas o exame documental. Caso não sejam encontradas irregularidades, a verificação física da carga é dispensada.
    • Canal Verde: é o ponto principal, onde a liberação é feita de forma automática, dispensando o exame documental e a verificação física.

O Canal Verde é a melhor opção para quem busca redução de custos e agilidade no processo, sendo o cenário ideal para uma nacionalização menos burocrática.

 

Como aumentar as chances de liberação pelo Canal Verde?

Liberação Canal Verde

 

Para que a importação seja liberada pelo Canal Verde, é necessário ter total precisão em todos os documentos e dados solicitados. Entre os principais critérios do SISCOMEX, destacam-se:

  1. Regularidade fiscal do importador e das mercadorias;
  2. Frequência das operações no comércio exterior;
  3. Informações precisas sobre a natureza, volume total e valor da operação;
  4. Valor dos impostos pagos ou a serem pagos durante a operação;
  5. Natureza dos bens e capacidade financeira do importador;
  6. Histórico de problemas ou autuações.

 

Dicas extras para obter o Canal Verde

 

  1. Declare tudo que for necessário:amostras, brindes e produtos sem cobertura cambial, por exemplo.;
  2. Revise tudo antes de prosseguir: verifique se a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) está correta, pois erros de classificação podem dificultar o processo de liberação;
  3. Mantenha um histórico impecável: as operações anteriores também são consideradas na avaliação do canal de parametrização, portanto, tenha um histórico confiável;
  4. Faça todos os cálculos corretamente: se houver benefícios fiscais, informe adequadamente no Portal SISCOMEX para evitar multas e atrasos.

Lembrando que, na BM3 Trading, mais de 98% das nossas cargas são classificadas como Canal Verde. Consequência disso é o histórico de processos seguros e bem sucedidos da empresa.

Extra: canal melância, você sabe o que é?

Comparação com a fruta melancia, que é verde por fora, mas vermelho por dentro.

Esse é um canal fictício, mas diz respeito a uma situação particular que pode ocorrer.

A expressão “melancia”, pode ser usada quando uma Declaração de Importação (DI) foi inicialmente classificada no canal verde, indicando baixo risco, mas posteriormente, durante a análise fiscal, houve algum problema.

Então, é solicitada uma conferência documental e física semelhante ao que ocorre no canal vermelho.

Esse nome vem pelo fato de que parece ser verde por fora (canal verde), mas revela características de risco por dentro (conferência adicional, similar ao canal vermelho). 

Essa situação pode ocorrer, por exemplo, quando são identificados indícios de irregularidade na importação, e a DI, originalmente direcionada ao canal verde, é redirecionada para outra categoria de tratamento aduaneiro durante o processo de análise fiscal.

O canal pode ser ajustado durante o processo para garantir uma fiscalização apropriada e garantir a segurança e a regularidade das operações de importação.

Essa é a prova de que a classificação da DI em qualquer um dos canais de conferência aduaneira não impede que se tenha a decisão de realizar uma ação fiscal a qualquer momento.

A BM3 Trading espera que essas dicas sejam de grande valia, pois desvendando o Canal Verde, seu significado e aplicação. Caso precise de auxílio para importar ou exportar mercadorias, entre em contato conosco e solicite um orçamento. Para se manter atualizado, acompanhe o blog Canal Verde, onde você encontrará artigos e informações sobre o comércio exterior no Brasil e no mundo. 

Voltamos com tudo!

Nos acompanhe também no Instagram e no LinkedIn.

Até a próxima!

Let’s Rock. 

Compartilhe este post