Você já ouviu falar sobre o Festival Qingming? Trata-se de um importante feriado Chines com duração de 3 dias, ele é conhecido como o Dia dos antepassados.

O mercado internacional está cada vez mais ágil e interconectado, o que acontece do outro lado do mundo impacta direta ou indiretamente os demais países. A China é uma das maiores potências da economia mundial e por este motivo, é importante saber e entender a influência de cada um dos principais eventos ao redor do globo, como o Qingming.

Ficou curioso para saber mais? Vem com a BM3 Trading, que a gente te explica aqui no Blog Canal verde tudo isso e muito mais sobre a tradição e o impacto que ela traz no comércio global. 

Let’s Rock!

A atual China no comércio global

Atual China no comércio global.

Atualmente, além de ser o principal parceiro comercial do Brasil, a China exerce uma enorme influência na economia global. 

É o maior exportador mundial, e o ritmo de crescimento das importações tem superado os recordes da década, mesmo diante do cenário impactado pela pandemia de Covid-19 e pelos períodos de fronteiras fechadas.

Entre 1978 e 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) da China aumentou de aproximadamente US$ 150 bilhões para US$ 14,7 trilhões. Segundo dados do Banco Mundial, o PIB chinês ultrapassou a marca de um trilhão de dólares em 1998. Desde então, o crescimento tem sido constante.

Mas afinal, o que é o Qingming?

O Qingming é um tradicional festival da cultura chinesa com duração de três dias. É popularmente conhecido como o dia dos antepassados e considerado um dos feriados mais importantes para os asiáticos. Ele faz parte do calendário anual desde 2008 e coincide com o início do mês de abril. A data muda de ano para ano, mas é celebrada sempre no primeiro dia do quinto período solar. 

Em 2024, a celebração está datada para hoje, dia 04 de abril. Comunidades chinesas espalhadas pelo mundo todo celebram a homenagem, mas é no sudeste da China que a data tem consolidação mais forte.

Em tradução literal, Qingming significa ‘claro e brilhante’ e é um dos 24 termos solares que pertencem a um calendário complementar que utiliza períodos ligados à agricultura. Por isso, os chineses utilizam esse calendário na produção dos vegetais e faz parte do cotidiano, até mesmo influenciando no chá, entenderemos na leitura abaixo.

Leia também: Ano Novo Chinês – 2024, o ano do Dragão.

História do feriado chinês dedicado à veneração dos antepassados

O festival teve início durante a Dinastia Tang (618 – 907), quando os cidadãos mais abastados realizavam diversas cerimônias em homenagem aos antepassados.

Esta tradição era marcada por luxo e extravagância. Por essa razão, o imperador Xuazong estabeleceu e consolidou uma única data, abrangendo três dias, para as homenagens aos falecidos.

Desde então, apenas uma vez por ano, durante o Qingming, os antepassados e os mortos são reverenciados. Como forma de homenagem, as pessoas visitam os cemitérios – que se tornam bastante movimentados – para limpar e adornar os túmulos de seus familiares.

Este ritual é uma maneira de preservar as memórias e honrar as gerações passadas, semelhante ao Dia de Finados no Brasil e ao Dia de Los Muertos no México.

Por ser uma data de grande importância e considerada feriado na China, aqueles que trabalham com comércio exterior precisam estar atentos aos prazos e datas ao realizar negócios no mês de abril.

Afinal, no comércio exterior, eventos específicos como esse podem resultar em um aumento na demanda e possíveis atrasos nas entregas.

Portanto, durante o período do Qingming, é essencial que haja organização entre exportadores e importadores para evitar complicações nas operações.

A colheita do chá no Qingming

Chá Mingqian

Ao mencionarmos o Qingming, é importante destacar outra tradição significativa na cultura chinesa: a colheita do chá, que oferece um outro significado para o feriado.

Os chás verdes colhidos antes do festival são chamados de ‘pré-Qingming’ ou ‘Mingqian’ e têm um preço significativamente mais alto. Estes termos são usados pelos asiáticos para indicar que a colheita ocorreu antes das celebrações de abril.

Esta é a primeira colheita de chá do ano na China, após o período de inverno, quando a planta estava em repouso. É neste momento que são colhidos os primeiros brotos delicados e as folhas novas. 

Esse tipo de chá é especificamente reconhecido por sua qualidade excepcional e até mesmo por sua raridade. Isso se deve ao fato de que os chás são mais aromáticos, apresentando notas distintas de flores e um sabor muito suave. É diferente dos chás colhidos em outros períodos após a celebração. Por essa razão, a grande maioria do produto é consumida no mercado interno, o que leva à escassez.

Impactos do Qingming na cadeia de abastecimento mundial

Navio com containers, oriundos da China.

A China é um dos principais exportadores e importadores globais. Por essa razão, esse feriado chinês exerce um impacto direto na economia mundial, afetando as operações internacionais das empresas. Os principais impactos que a cadeia de abastecimento pode enfrentar são:

  1. Interrupção na produção das indústrias chinesas por pelo menos três dias, o que pode resultar em escassez de produtos;
  1. Necessidade de antecipar ações, uma vez que é preciso despachar as remessas nos portos chineses com pelo menos uma semana de antecedência ao início do feriado. Caso contrário, pode haver incidência de taxas de armazenamento desnecessárias nos portos e aeroportos. Esse impacto pode se estender a outros países asiáticos, uma vez que parte dos processos de produção pode estar diretamente ligada à China;
  1. Possibilidade de atrasos no envio das cargas de até um mês devido ao feriado;
  1. Muitas empresas mantêm estoques de mercadorias suficientes para atender às necessidades por um período determinado – cerca de uma semana após o feriado. Isso pode gerar uma corrida nas remessas antes do feriado;
  1. Por fim, é aconselhável reservar as remessas com pelo menos duas semanas de antecedência, pois o espaço disponível se preenche rapidamente. Além disso, os embarques planejados para após o feriado geralmente são realizados uma semana após a reabertura do porto.

 

Portanto, é essencial uma organização cuidadosa e antecipada para minimizar os impactos e garantir a eficiência das operações durante esse período.

Com esses cuidados adicionais e o trabalho conjunto com os parceiros comerciais para o embarque antecipado de cargas, é possível enfrentar os desafios potenciais sem aumentar os custos ou sofrer outros impactos negativos. 

A BM3 Trading trás as melhores soluções em importação e exportação, pois temos um ecossistema empresarial para sua empresa gerar os melhores resultados. Entre em contato com o nosso time comercial e conheça nossas soluções.

Acompanhe também a BM3 Trading no Instagram e no LinkedIn.

 

Let’s Rock e até a próxima!

Compartilhe este post